sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ato do Comitê Carlos de Ré na frente de antiga sede do Dops em Porto Alegre



          No fim da tarde da última quinta feira (10 de maio), o Comitê Estadual Carlos de Ré, do qual o Movimento Fora da Ordem é membro fundador e coordenador, realizou o ato na frente de uma antiga sede do DOPS em Porto Alegre. A residência localizada na Rua Santo Antonio, nº 600, no bairro Bom Fim serviu como local de tortura de presos do regime militar.         O ato teve participação das juventudes do PT e PSOL, além de juventudes do movimento estudantil, do Levante Popular da Juventude, do Movimento Juntos e dirigentes do PT e Psol, com destaque para a presença do ex-governador Olívio Dutra. Que iniciou a colagem dos adesivos na calçada que indicava que o local havia sido usado como lugar de tortura durante o regime militar, e hoje é um símbolo da resistência a Ditadura Militar.
         Entre gritos e palavras de ordem os manifestantes presentes exigiam a punição aos torturadores e assassinos do regime militar brasileiro. Entre os cartazes e pirulitos que os manifestantes levavam, se destacava a foto de Dilma Roussef, enquanto presa política, com a frase: “Verás que um filho teu não foge à luta”.
Após as falas de representantes dos movimentos que compõem o comitê, no qual Ariane Leitão falou em nome da coordenação do comitê e Marcio Santos falou em nome do Fora da Ordem, o Levante Popular da Juventude apresentou uma cena de tortura. Sendo o ato encerrado com a colagem de cartazes e colocação de pirulitos no muro e portão da residência. Sendo o ato a primeira atividade externa do comitê gaúcho pela luta ao direito à Memória, à Verdade e à Justiça.



Ariane Chagas Leitão 
Coordenadora do Comitê Carlos de Ré



Márcio Santos 
Representante do Movimento Fora da Ordem




"Verás Que Um Filho Teu Não Fugirás à Luta"








Nenhum comentário:

Postar um comentário